quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos



PEIXES

Características Gerais
  • Apresentam esqueleto interno, com coluna vertebral e crânio.
  • Possuem adaptações para a vida aquática.
  • A pele é coberta por escamas (que são diferenciadas de acordo com a parte do corpo), que facilitam o deslizamento do corpo na água.
  • Respiram por brânquias (certas espécies são chamamos “pulmonados”).  As brânquias podem ser protegidas por uma espécie de “tampa” chamada opérculo.
  • Podem ser herbívoros, carnívoros ou parasitas.
  • Locomoção feita por nadadeiras, nomeadas de acordo com a localização no corpo: dorsal, caudal, anal, branquial e pélvica.
  • Sistema nervoso:  com cérebro, medula espinhal e nervos.
  • Sistema sensorial:  olhos desenvolvidos (sem pálpebras), bolsas olfativas, bolsas gustativas, membrana timpânica.  As sensações táteis são percebidas pela linha lateral (conjunto de células especiais que percebem a movimentação da água).
  • Sistema digestório:  completo com boca e cloaca e glândulas anexas.
  • Apresentam bexiga natatória, órgão hidrostático que permite a flutuação do peixe em diferentes níveis na água.
  • Reprodução:  varia de acordo com a espécie, podendo ser interna ou externa, formando larvas denominadas alevinos ou ainda ter desenvolvimento direto.


Classificação dos Peixes
Os peixes são classificados em:
  • Condrictes:  são peixes cujo esqueleto é de cartilagem, não apresentam opérculo, boca ventral, escamas placóides, fecundação interna.            Ex: tubarão, cação, etc.
  • Osteíctes:  peixes que apresentam esqueleto ósseo, brânquias protegidas por opérculo, boca frontal, escamas ctnóides e ciclóides, fecundação externa e formação de larvas alevinos.  Ex: garoupa, dourado, peixe-palhaço, etc.






ANFÍBIOS

Características Gerais
  • São animais de transição entre o meio terrestre e aquático.
  • São ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo depende da temperatura externa.
  • A pele é cheia de glândulas e ricamente vascularizada, o que a mantém úmida.
  • Apresentam algumas adaptações à vida terrestre, como olhos com pálpebras e glândulas lacrimais, além de pele úmida, no entanto ainda dependem da água para seu desenvolvimento e reprodução.
  • Possuem glândulas de veneno, mas não são peçonhentos.
  • Sofrem metamorfose.
  • Sistema nervoso: completo.
  • Sistema sensorial: olhos desenvolvidos (com pálpebras), narinas, língua pegajosa presa no “assoalho” da boca, membranas interdigitais e discos adesivos na ponta dos dedos.
  • Sistema digestório:  completo com boca e cloaca e glândulas anexas.
  • Sistema respiratório:  varia de acordo com cada etapa de vida.  Quando são girinos a respiração é branquial e quando adultos é cutânea e pulmonar.
  • Sistema circulatório:  fechado e o coração tem três cavidades, dois átrios e um ventrículo, portanto ocorre mistura de sangue venoso e arterial.
  • Reprodução:  ocorre dimorfismo sexual, fecundação externa, formação de ovos sem casca e metamorfose.

Classificação dos Anfíbios
Os anfíbios são classificados em:
  • Anuros:  com quatro patas, sem cauda . Ex: sapos, rãs e pererecas.
  • Urodelos:  com quatro patas e cauda.  Ex: salamandra.
  • Ápodes:  corpo alongado, aparentemente segmentado e não possuem patas.











RÉPTEIS

Características Gerais

  • São animais completamente adaptados ao meio terrestre.
  • São ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo depende da temperatura externa.
  • A pele é recoberta por escamas, placas e carapaças, cuja função é evitar o ressecamento da pele.  Não apresentam glândulas.
  • Tem o hábito de rastejar, daí o nome do grupo.
  • Podem possuir glândulas de veneno, e podem ser peçonhentos.
  • Apresentam hábitos alimentares variados.
  • Sistema nervoso:  completo.
  • Sistema sensorial:  olhos desenvolvidos (com pálpebras), narinas, fosseta loreal, membrana timpânica (mas não orelha externa).
  • Sistema digestório:  completo com boca e cloaca e glândulas anexas.
  • Sistema respiratório:  pulmonar com alvéolos.
  • Sistema circulatório:  fechado e o coração tem três cavidades, dois átrios e um ventrículo quase completamente separado.
  • Reprodução:  ocorre dimorfismo sexual, fecundação interna, formação de ovos com casca e muita reserva nutritiva e sem metamorfose.  Algumas espécies são vivíparas.

Classificação dos Répteis
Os répteis são classificados em:
  • Quelônios:  apresentam carapaça  e plastão ventral, bico córneo.        Ex: jabuti, cágado e tartaruga.
  • Crocodilianos:  tem dentes afiados, predadores, tem placas córneas.    Ex: jacarés e crocodilos.
  • Rincocéfalos:  tem placas pontiagudas e existe uma única espécie.       Ex: tuatara.
  • Escamados:  apresentam o corpo coberto por escamas e dividem-se em ofídios (cobras) e lacertílios (lagartos).

Diferenças entre cobras peçonhentas e não peçonhentas:


Cobras peçonhentas
Cobras não-peçonhentas
Cabeça triangular, achatada e bem destacada
Cabeça estreita, longa e pouco destacada
Olhos com pupila vertical
Olhos com pupila arredondada
Apresentam fosseta loreal
Não apresentam fosseta loreal
Escamas alongadas. Imbricadas e carenadas
Lisas, aspecto liso e sem carena.
Cauda que se afila bruscamente
Cauda que se afila suavemente
Atacam quando perseguidas
Fogem quando perseguidas
Hábitos noturnos
Hábitos diurnos
Movimentos rápidos
Movimentos lentos
São ovovivíparas
São ovíparas






AVES

Características Gerais

  • São animais adaptados ao hábito do vôo.
  • São endotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo é constante, em torno de 42ºC.
  • A pele é recoberta por penas, que mantém a temperatura e facilitam o hábito de voar.
  • Seus membros anteriores são transformados em asas.
  • Possuem apenas uma glândula - uropigeana.
  • Apresentam ossos pneumáticos (ou ocos) e pulmões com sacos aéreos, que diminuem o peso do corpo.
  • Não possuem bexiga urinária.  Sua urina é concentrada em rica em ácido úrico.
  • O osso esterno em forma de quilha.
  • Sistema digestório:  completo com boca e cloaca e glândulas anexas.  A boca não tem dentes.
  • Para substituir os dentes existe a moela, órgão que faz trituração.  Eles engolem pedrinhas que ficam no papo e ajudam a amassar o alimento.
  • Sistema circulatório:  fechado e o coração tem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.
  • Reprodução:  com dimorfismo sexual, fecundação externa, ovos com casca e substâncias nutritivas e poros microscópicos, que permitem a passagem do ar.
  • Os bicos e garras são adaptados ao tipo de alimentação da ave.







MAMÍFEROS

Características Gerais
  • São animais cujas fêmeas apresentam glândulas mamárias, que alimentam os filhotes.
  • São endotérmicos.
  • A pele é recoberta por pelos, que podem ser distribuídos de maneira diversa pelo corpo dos animais.
  • Seus membros são adaptados ao modo de vida, podendo ser transformados em asas, nadadeiras, patas ou braços.
  • Além das glândulas mamárias, também possuem diversas outras glândulas no corpo.
  • São seres que cuidam da prole.
  • Fecundação interna e são seres vivíparos.
  • O desenvolvimento ocorre dentro do útero materno.  A placenta é a estrutura responsável pela nutrição do embrião.  A ligação é feita pelo cordão umbilical. 
  • Sistema nervoso:  completo e bem desenvolvido.
  • Alguns são ovíparos, marsupiais e a maioria placentários.
  • Podem habitar o ambiente aquático, terrestre ou aéreo.
  • Sistema circulatório:  fechado, e o coração tem quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos.
  • Sistema sensorial:  geralmente bem desenvolvido.
  • Respiração por pulmões.



9 comentários:

  1. muito bom esse blog :) me ajudou bastante

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  2. O SITE É MUITO ELABORADO BEM FACIL DE ENTENDER. :D

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  3. esse site me ajudou muito! *!*

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  4. adorei esse sinte porque ele ensina avida animal eate mesmo ensina os ossos e os exenplos que mostra

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  5. bom eu adorrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiii esse sinte tanbem e legal

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  6. Muito boa a explicação, porém fiquei com dúvida se as cobras peçonhentas são rápidas e ágeis ou lentas e vagarosas e vice-versa, pois não foi bem definido! e faltou alguns exemplos de mamíferos.. fora isso ficou ótimo!

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  7. muito obrigada você me ajudou, a compreender tudo que eu tinha intendido na explicação da professora e através disso me ajudou no meu trabalho e na minha prova. Continue fazendo matérias no seu site. Para nós ajudar mais uma vés.
    Meus parabéns por você saber tudo isso, e por ser professora por que sem vocês como nós alunos iriamos saber tudo, e por fazer a faculdade para se formar e ser professora.
    Att. Uma aluna do colégio adventista da lapa 7anoC (Tarde).

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